Montijo é muito mais turismo

Iniciativa Liberal Montijo
4 min readMay 17, 2021

O Montijo tem um segredo demasiado bem guardado. As gentes do Montijo sabem receber. Frequentemente, o clima convida a passear junto ao rio. A gastronomia, entre o peixe, as carnes, o marisco e os petiscos, é rica e puxa aos bons vinhos da região. O Montijo é sol, é rio e muito marasmo, e é por isso que não há maneira de desenvolver o turismo no Montijo. O Montijo tem tudo, mas falta algo. Isto não é só verdade para quem vem de fora, mas também é muito verdade para quem por cá vive. Mas há momentos em que este segredo se revela e o Montijo passa a ser vida e cor, enchendo-se de cheiros e texturas e pessoas pelas ruas. Nesses momentos o Montijo ganha alma e rejuvenesce. Um desses momentos, talvez o mais marcante, são as festas de S. Pedro.

As festas são feira e trazem ao Montijo milhares de pessoas de fora. Todos aqui vêm à procura de animação, diversão e boa comida. A feira é o ponto quente dias a fio. O entardecer desperta a excitação de um bom petisco, um passeio e uma volta nos carrosséis. A noite torna toda aquela animação ainda mais brilhante. Por momentos o segredo é revelado e toda a gente vive o Montijo.

E se pudesse ser sempre assim?

A Iniciativa Liberal Montijo quer que seja sempre assim. Porque para nós, o Montijo é muito mais e os Montijenses merecem muito mais.

Queremos que o Montijo seja sempre diversão e animação. Queremos um Montijo que convide a passear nos fins de tarde e que também nos dê opções para passar o tempo com a família e com os amigos. Queremos um Montijo onde as ruas se inundem de gente de sorriso aberto, feliz por aproveitar mais um fim de semana, mais um final de tarde. Queremos levar as pessoas a interessarem-se por conhecer a cidade e o seu comércio.

Para isso, temos três grandes ideias para dinamizar o turismo no Montijo.

Feira popular do Montijo

Numa primeira fase, a feira popular do Montijo será conseguida tornando a feira das festas permanentes, criando a área da feira, cercando o seu perímetro e construindo entradas para o recinto. Nesta fase, a feira contará já com um palco e uma praça para concertos e outros eventos.

Uma segunda fase deste projeto será a concessão da exploração e gestão com a obrigatoriedade do concessionário de apresentar um plano de desenvolvimento que deverá incluir novas atrações e um plano de eventos para animação do espaço.

Associado à feira, será criado um Food Court para alimentar e deliciar os visitantes com os sabores do mundo, completando o espaço de diversão e cultura.

Piscinas ao ar livre

O Montijo tem de ser verão. A cidade reclama uma piscina em condições e os Montijenses merecem um espaço onde possam aproveitar o verão. A nossa proposta é construir um complexo de piscinas ao ar livre enquadradas, se possível, na frente ribeirinha. Este complexo começará por contar com um um conjunto de piscinas para uso tanto desportivo como de diversão, prevendo uma piscina semi olímpica e uma piscina de saltos, para utilização diurna e noturna.

O desenvolvimento do projeto também seguirá um modelo de concessão no qual o concessionário ficará vinculado a reinvestir parte significativa dos lucros na evolução do complexo, com o objetivo de acrescentar uma piscina de ondas e uma outra para a prática do surf.

Passeios da Fama

O Montijo não só viu nascer inúmeros artistas nacionais, como é prolífico em instituições dedicadas à cultura e ao desporto. É só justo, criar a devida homenagem e procurar com isso dinamizar algumas zonas da cidade. À imagem do que se faz em Hollywood, “Os passeios da fama” é uma iniciativa que pretende responder a estes objetivos, imortalizar os grandes nomes da cultura, da ciência e do desporto nacional, assentando no chão de ruas escolhidas para o efeito, “estrelas” comemorativas e evocativas da grandeza dessas personagens da nossa memória. Pretende-se, ao inaugurar cada estrela, fazer um ciclo de eventos dedicados à personalidade homenageada, dinamizando as ruas, as salas de espetáculo e as coletividades com sessões e performances que reavivem a memória da sua obra e dos seus feitos.

O turismo no Montijo deve ser pensado para dentro. A AML tem mais de 2.800.000 potenciais turistas, sendo a área do país com maior disposable income. O Montijo está a 10 minutos de Lisboa e com excelentes acessos que podem ainda ser melhorados, principalmente no que toca a transportes públicos.

O que o Montijo precisa é de argumentos para que uma família passe um a dois dias plenamente preenchidos, entre cultura e diversões que até hoje ninguém soube implementar. Argumentos que não se esgotem e que, tal como projetos de boas memórias, como a feira popular de Lisboa ou as piscinas de Santarém tragam desconhecidos à cidade e que os façam voltar.

João Pereira, Membro da Iniciativa Liberal Montijo

--

--